Você com certeza já viu os ‘painéis solares’ e já se perguntou, como os módulos fotovoltaicos (placas ou painéis solares) geram a energia?
No processo de geração da energia fotovoltaica para produção de energia (chamado de efeito fotovoltaico), o Sol é o nosso maior aliado.
Ao incidir os raios solares sobre os módulos fotovoltaicos, que são produzidos em material semicondutor, os elétrons do material semicondutor entram em movimento, gerando a eletricidade.
A energia fotovoltaica é gerada pelos módulos fotovoltaicos e conduzida pelo cabo CC até o INVERSOR SOLAR equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada, que é a qual nós utilizamos nas nossas residências, comércios e indústrias, e então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos instalados.
A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.
Por que se fala energia fotovoltaica?
O termo “fotovoltaica” vem do grego (Phos), que significa “luz”, e “volt”, a unidade de força eletro-motriz, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo “foto-voltaica” tem sido usado em Inglês desde 1849. O uso do sistema fotovoltaico para gerar energia elétrica, está em crescente muito no mundo e no Brasil. Atualmente China, seguida pelos Estados Unidos e Japão são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem. De acordo com um levantamento realizado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês) em 2022 o Brasil superou 24 GW de capacidade instalada e entrou pela primeira vez na história entre os dez primeiros colocados.
Ranking mundial de geração solar fotovoltaica
- China: 392 GW
- EUA 111 GW
- Japão 78,8 GW
- Alemanha 66,5 GW
- Índia 62,8 GW
- Austrália 26,7 GW
- Itália 25 GW
- Brasil 24 GW
- Holanda 22,5 GW
- Coreia do Sul 20,9 GW
A energia fotovoltaica já é a terceira mais importante
A energia fotovoltaica é agora, depois da hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte renovável de energia em termos de capacidade instalada em nível mundial. No Brasil, sua posição é ainda mais elevada, e ocupa atualmente a segunda posição na matriz elétrica nacional, com 28.961 MW.
Sendo assim se você deseja fazer economia na conta de energia elétrica e ainda não instalou o seu sistema, logo deverá fazê-lo, uma vez que as hidrelétricas geram uma energia mais cara em comparação com uma energia renovável e eficiente, como é a ENERGIA SOLAR.