Semana de Mobilização contra a Dengue tem início em Poá

Cidades Poá

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, vão até o dia 16

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio da Vigilância em Saúde, realizará, de hoje (11) até sábado (16), a Semana de Mobilização contra a Dengue, com diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que vão desde palestras nas escolas, visitas a pontos estratégicos, mutirão Casa a Casa, até panfletagem e distribuição de cartazes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

O objetivo é intensificar as ações de combate e prevenção à doença, que provocou quatro óbitos no município este ano, sendo que, até o dia 4 novembro, haviam sido registrados 6.151 casos confirmados.

Durante toda esta semana, a Vigilância em Saúde preparou uma programação especial, que conta com diversas atividades de orientação à população: no dia 12, haverá palestra na Creche Maria do Carmo Alves; no dia 13, terá panfletagem na Praça da Bíblia; já no dia 14, panfletagem no Pronto Atendimento Guido Guida e palestras para os alunos da EMEB Prof. Walquíria Janoni, da Creche Neusa Gomes Pereira e da EMEB Wilson Vieira Rodrigues; no dia 16, é a vez do mutirão Casa a Casa na Nova Poá.

Ainda fazem parte das atividades da semana visitas aos pontos estratégicos cadastrados no município, com capacitação de proprietários sobre as boas práticas para evitar criadouros do mosquito e distribuição de cartazes em todas as UBSs da cidade.

A Vigilância em Saúde informa, ainda, que contará com a ajuda de um carro de som, para que os moradores abram suas residências para a realização de vistoria e a detecção de possíveis criadouros e Avaliação de Densidade Larvária (ADL).

“Precisamos fazer a nossa parte. Nós, da Saúde, estamos atentos e participando de tudo o que seja relativo ao combate de criadouros, mas a população precisa fazer a sua parte, não deixando vasilhas e caixas d’água descobertas e locais com água parada”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor.

Governo

A Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é uma campanha considerada essencial, principalmente nesta época do ano, para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Até 5 de novembro deste ano, o Estado registrou mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue. A iniciativa, em parceria com os municípios paulistas, tem como objetivo antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.

A dengue

A dengue é uma doença infecciosa viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e que pode se manifestar de forma benigna ou grave. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, manchas vermelhas pelo corpo.  Em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas graves, com hemorragias. 

A melhor forma de se prevenir a doença é combater os focos, eliminando o acúmulo de água, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *